VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri

2 participantes

Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri

Mensagem  amizadeeterna Seg 30 Jul 2012, 11:26


O tipo mais comum de anemia é a ferropriva, causada pela ingestão insuficiente ou má absorção de ferro. O déficit desse nutriente impede a formação da hemoglobina e da mioglobina, que são duas proteínas presentes no sangue e responsáveis pelo transporte de oxigênio - sendo que a mioglobina transporta oxigênio apenas para nossos músculos. Isso fará com que o organismo não tenha oxigênio suficiente para completar as funções vitais.

"É necessário entender que vários nutrientes estão envolvidos na carência do ferro", conta a nutricionista Mayumi Shima. O nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, também explica que a anemia só é possível de ser revertida com a alimentação quando é fraca. "Caso seja uma anemia grave, a dieta deve ser completada com suplementos", diz.

Confira abaixo os nutrientes que participam do combate a essa doença e outros que devem ser consumidos com cautela:





1 DE 8

Em primeiro lugar: o ferro
Esse é o nutriente mais importante quando o assunto é combater a anemia ferropriva. Isso porque a sua deficiência promove uma má formação da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. "Na anemia ferropriva, há redução da quantidade total de ferro corporal e, dessa forma, o fornecimento de ferro para o pleno funcionamento dos glóbulos vermelhos é insuficiente", afirma a nutricionista Mayumi Shima.

Podemos dividir esse nutriente em dois tipos: o ferro heme - que é melhor absorvido pelo organismo -, e o não heme - absorvido em menor quantidade.

As fontes de ferro heme são carne vermelha, fígado, aves e peixes. Já os alimentos fonte de ferro não heme são verduras de folhas escuras e leguminosas.


Vitamina A é importante coadjuvante
"A deficiência dessa vitamina dificulta o transporte do ferro armazenado no fígado para o sangue, causando danos na formação dos glóbulos vermelho", afirma a nutricionista Mayumi Shima.

As principais fontes de vitamina A são alimentos alaranjados ou verde-escuros e vísceras.


Ácido fólico para anemia megaloblástica
Os folatos são substâncias que participam diretamente da formação do nosso DNA - nossos genes, responsáveis por construir proteínas, como a hemoglobina e a mioglobina, essenciais para a formação dos glóbulos vermelhos e para o transporte e armazenamento do sangue. Quando não ingerimos quantidades adequadas de folatos, nossa síntese do DNA, consequentemente dos glóbulos vermelhos, é danificada.

Isso diminuirá a concentração de células sanguíneas, prejudicando o transporte de oxigênio e causando o que é chamado de anemia megaloblástica - ela não ocorre por deficiência de ferro, e sim pela dificuldade de transporte do oxigênio pelo sangue.

Alimentos fonte de ácido fólico: folhas verde-escuras, fígado, ovos e gérmen de trigo.


Não esqueça a vitamina B12
Esse nutriente atua juntamente com os folatos. De acordo com a nutricionista Mayumi Shima, a deficiência de vitamina B12 causa danos ao metabolismo do folato e o resultado é o que lemos anteriormente - a produção de glóbulos vermelhos e o transporte de oxigênio ficam prejudicados.

O nutrólogo Celso Cukier também alerta que a deficiência de vitamina B12 pode deixar as células sanguíneas mais inchadas, dificultando o transporte de oxigênio e causando a anemia megaloblástica.

Pelo fato de esse nutriente ser mais amplamente encontrado em vísceras, carnes, ovos, leite e derivados, a anemia megaloblástica é muito comum em veganos e vegetarianos. Nesses casos, a suplementação é necessária.


Vitamina C, uma amiga do ferro
A deficiência deste nutriente não causa diretamente uma anemia. O que a vitamina C faz é auxiliar a absorção e mobilização do ferro armazenado. Um exemplo dessa ação é quando comemos alguma fonte de ferro não heme acompanhada de alimentos ricos em vitamina C. Ao fazer isso, o ferro não heme se transforma em ferro heme, aumentando a sua absorção.

"Não ingerir quantidades adequadas de vitamina C causa danos no metabolismo do folato, além de promover hemólises (destruição dos glóbulos vermelhos) e hemorragias", afirma a nutricionista Mayumi Shima.

Alimentos fonte de vitamina C: frutas e verduras em geral.


Alimentos amargos para absorver os nutrientes
A nutricionista Mayumi Shima explica que alimentos de gosto amargo, como jiló, agrião, chicória, almeirão e alcachofra, têm o poder de estimular a secreção de enzimas digestivas. Isso facilita a absorção do ferro, do ácido fólico e das vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para o não aparecimento ou combate da anemia.


Cobre e zinco
"A deficiência de cobre em nosso organismo vai interferir na formação da hemoglobina, o que pode levar a uma anemia", conta o nutrólogo Celso Cukier.

Já o zinco, presente em farelo de aveia, feijão, leite e arroz integrais, peito de frango e carne vermelha, quando ingerido em excesso vai impedir a absorção do cobre, causando os mesmos efeitos da deficiência.

Fontes de cobre: ostras, lulas, siris, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, feijão, grãos-de-bico e lentilhas.


Você já tem anemia? Evite esses excessos
Na presença da anemia ferropriva, devemos evitar o excesso de alguns nutrientes que podem prejudicar a absorção do ferro, tais como:

Cálcio: o ideal é, durante o período de anemia, evitar consumo excessivo de leite, queijo, iogurte, entre outras fontes de cálcio, na mesma refeição rica em ferro. Isso porque ingerir cerca de 300mg (a recomendação diária é de 1000mg) de cálcio acompanhado de uma fonte de ferro não heme pode diminuir a absorção deste em 50 a 60%.

Fibras, taninos e fitatos: o consumo em maior quantidade de fibras pode diminuir a absorção do ferro. Já os taninos e fitatos são compostos químicos que se combinam ao ferro, tornando-o insolúvel, impedindo sua absorção. Evite o consumo excessivo de fibras - como pães e massas integrais -, café, chá preto ou chá mate na mesma refeição rica em ferro
amizadeeterna
amizadeeterna
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 33
Idade : 45
Localização : feira de santana
Ano que descobriu o Lúpus : nao tenho lupus tou na luta por minha amiga
Data de inscrição : 30/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty Re: Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri

Mensagem  Guida Ter 31 Jul 2012, 11:28

oi amiga linda flower sempre postando coisas interesantes!!!obg pelo seu carinho conosco!!bejuuuuuuuuuuuuu Razz


eu tenho esta anemia!!!tomo neutrofer porque so pela alimentação eu não estava conseguindo,mas minha medica disse q doentes com doenças
inflamatoria correm o risco de terem ferritina baixa tmbm!!!


então bora lá cuidar!!!


amiga vc tem alguma coisa sobre o omega 3 ???
uma amiga perguntou aqui no forum eu eu não soube responder sesouber algo poste p nos ok??


flower bejus miga!!! flower
Guida
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 46
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty vou da uma olhada

Mensagem  amizadeeterna Ter 31 Jul 2012, 17:07

obrigada vcs por me receberem tao bem na comunidade de vcs !!se todas fizer um pouco juntas venceremos boraaaaa firme nesse combate!!
amizadeeterna
amizadeeterna
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 33
Idade : 45
Localização : feira de santana
Ano que descobriu o Lúpus : nao tenho lupus tou na luta por minha amiga
Data de inscrição : 30/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty Confira os alimentos que possuem o ômega 3 Crustá

Mensagem  amizadeeterna Ter 31 Jul 2012, 21:39

Como nos últimos anos o número doenças como: obesidade, pressão alta, doenças cardiovasculares e diabetes triplicou, seguir uma alimentação saudável, atualmente, é imprescindível. Uma forma de prevenir problemas como este, é aderir a uma dieta rica em ômega-3, um ácido graxo muito comentado hoje em dia e que traz diversos benefícios tanto para a saúde física como mental.

Além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, o nutriente prolonga o tempo de vida, revigora o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim (LDL), regula pressão arterial, combate a depressão, melhora a capacidade mental e aumenta as habilidades motoras. Ele é muito encontrado em peixes, mas existem outros alimentos como frutas, cereais e verduras que também contém o nutriente em grande quantidade.Confira os alimentos que possuem o ômega 3

Crustáceos
Olhos vegetais
Castanha da índia
Nozes
Rúcula
Brócolis
Amendoim
Mamão
Abóbora
Azeite
Sementes em geral
Abacate
Canola
Soja
Milho
Espinafre
Avelã
Abacaxi
Lino
Couve
Pepino
amizadeeterna
amizadeeterna
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 33
Idade : 45
Localização : feira de santana
Ano que descobriu o Lúpus : nao tenho lupus tou na luta por minha amiga
Data de inscrição : 30/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty Re: Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri

Mensagem  Guida Qua 01 Ago 2012, 17:48

obg minha linda por seu carinho por nos!!!
obg por postar aqui coisinhas p nos ajudar a viver melhor!!!!



bejinhos minha amigaa linda!!!! Laughing
Guida
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 46
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty MUITA FORÇA PRA TI

Mensagem  amizadeeterna Qui 02 Ago 2012, 13:31

VALEU AMIGA Very Happy
amizadeeterna
amizadeeterna
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 33
Idade : 45
Localização : feira de santana
Ano que descobriu o Lúpus : nao tenho lupus tou na luta por minha amiga
Data de inscrição : 30/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri Empty Re: Combata a anemia com esses alimentos Veja os nutri

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos