VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lúpus: Crise que atinge Associação de Doentes.....

Ir para baixo

Lúpus: Crise que atinge Associação de Doentes..... Empty Lúpus: Crise que atinge Associação de Doentes.....

Mensagem  Daniella Pessoni Seg 25 maio 2009, 12:58

Lúpus: Crise que atinge Associação de Doentes impede-a de assinalar Dia Mundial da doença
Lisboa, 09 Mai (Lusa) - A crise que está atingir a Associação de Doentes com Lúpus (ADP) impede-a de assinalar este ano o Dia Mundial de Lúpus, uma doença "essencialmente de mulheres" que afecta cerca de 15 mil portugueses.
Lusa
9:45 Sábado, 9 de Mai de 2009


Lisboa, 09 Mai (Lusa) - A crise que está atingir a Associação de Doentes com Lúpus (ADP) impede-a de assinalar este ano o Dia Mundial de Lúpus, uma doença "essencialmente de mulheres" que afecta cerca de 15 mil portugueses.

"Este ano não vai haver comemorações", lamentou à Agência Lusa Maria João, da direcção da associação, justificando que a ADP "está a passar uma situação financeira grave e não teve condições para organizar nada de especial" para o Dia Mundial do Lúpus, que se assinala domingo.

Para não deixar passar a data em branco, a associação, criada em 1994, está a fazer alguma divulgação através de e-mail para hospitais, centros de saúde e instituições bancárias.

"À semelhança do que acontece no país, a associação também está a passar por uma crise", mas "não corre o risco de fechar", assegurou a responsável.

Devido à má situação financeira, a APD teve de abandonar a sede onde funcionava e demitir três funcionários, havendo ainda salários em atraso, referiu Maria João.

Sobrevivendo do mecenato, do pagamento das quotas dos associados e de um subsídio estatal, a associação teve de reduzir as despesas para conseguir manter as portas abertas e apoiar os quase 3000 associados.

"Embora não seja objectivo principal da associação ajudar os associados monetariamente, nós apoiávamos bastantes e deixámos de o fazer", lamentou Maria João.

Apesar de não haver dados estatístico, a APD estima que a doença afecte entre 10 a 15 mil doentes em Portugal, entre diagnosticados e não diagnosticados.

O lúpus é uma doença essencialmente de mulheres. Em cada dez doentes, apenas um é homem.

Apesar de afectar pessoas de todas as idades, as mulheres em idade fértil são as mais atingidas, disse Maria João, salientando ainda a maior consciencialização dos médicos para a doença.

"Antes um diagnóstico poderia demorar anos e agora há casos que são diagnosticados num mês", sustentou, frisando que "não há dois casos iguais desta doença".

Apesar de ser crónica, há períodos de remissão da doença. Mas também há casos em que os doentes ficam incapacitados para o trabalho e para a sua vida diária, acrescentou.

O lúpus é uma doença inflamatória, não é infecciosa nem cancerosa, que pode atingir vários órgãos. Pode ter períodos de forte agravamento, assim como períodos mais ou menos longos de acalmia e, portanto, ausência de sintomas.

HN

Lusa/fim


FONTE: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/513566
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos