VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Alimentação da Mulher 1

Ir para baixo

A Alimentação da Mulher 1 Empty A Alimentação da Mulher 1

Mensagem  Daniella Pessoni Ter 07 Abr 2009, 10:44

Importantes Dicas (1a parte)


A partir da puberdade, as mulheres apresentam necessidades nutricionais e de atenção à saúde diferentes dos homens. Esse fato está relacionado às alterações hormonais e eventos que ocorrem durante a vida adulta da mulher.

Hábito Alimentar Saudável

Qualquer que seja a sua idade, nunca é cedo ou tarde demais para começar uma alimentação saudável adaptada às suas necessidades especiais. Em geral, as mulheres possuem menos massa muscular e mais gordura que os homens e, portanto, um menor metabolismo.
Isso significa que precisam significativamente de menos calorias para manter um bom peso corporal. Para a maioria das mulheres, entre 1.200 e 2.200 calorias diárias são suficiente.

Muitas mulheres lutam com a balança, algumas vezes apelando para novas dietas da moda e remédios. Essas são soluções a curto prazo que não duram com o passar do tempo, podendo até mesmo ser perigosas para a saúde da mulher. Para ter uma dieta saudável, nutritiva e com a quantidade adequada de calorias, a melhor opção é seguir as recomendações da Pirâmide Alimentar.

Tensão pré-menstrual (TPM)

TPM é um termo genérico para uma diversidade de sintomas que atingem as mulheres cerca de 1 ou 2 semanas antes do período menstrual. Estima-se que até 20% das mulheres na pré-menopausa são afetadas.

Os sintomas incluem:
- ansiedade / alterações do humor / confusão / perda de memória / náuseas / retenção de líquidos / desejo por comidas / fadiga / dores nas costas / dor de cabeça / flacidez nas mamas / dor abdominal / irritabilidade

A TPM parece estar relacionada à alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual; algumas mulheres podem ser mais sensíveis que outras para essas alterações nos níveis de estrógeno e progesterona. Além disso, essa síndrome pode também ter as seguintes causas:

- alterações nos níveis dos neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, causadas pelas mudanças hormonais. A falta de serotonina está relacionada à depressão, alterações do apetite e distúrbios do sono, e mulheres com TPM parecem ter níveis reduzidos por volta de dez dias antes do período menstrual.

- baixos níveis de endorfina; as endorfinas são substâncias analgésicas naturais produzidas pelo organismo, cujos níveis podem ser afetados pelas mudanças hormonais. O exercício é recomendado para aliviar os sintomas da TPM, uma vez que ele estimula a sua produção.

- deficiências de nutrientes, como o zinco ou o magnésio, têm sido implicadas como possíveis causas da TPM, mas nenhum estudo confirmou essa hipótese. Uma dieta com pequena quantidade de sal parece diminuir os sintomas da TPM.

Inicialmente, pensava-se que o estresse causava a TPM, mas estudos mostraram o contrário: a TPM leva ao estresse. Felizmente, há algumas formas de reduzir os sintomas e a maioria está disponível para boa parte das mulheres. A primeira delas é a dieta.
Aqui estão 7 dicas simples:
- diminua a cafeína e o álcool, reduzindo a irritabilidade, fadiga, depressão e dores de cabeça.

- reduza a quantidade de sal, para evitar a retenção de líquidos.

- coma alimentos ricos em cálcio, para evitar o mau humor e os inchaços.

- alimente-se com carboidratos complexos, aumentando seus níveis de serotonina. O pão é uma boa escolha.

- tome um complexo vitamínico, mas evite suplementos em doses altas.

- aumente a ingestão de soja, a qual contém um estrógeno natural que parece reduzir as alterações hormonais.

Outros tratamentos para a TPM incluem:

- exercício, que aumenta a quantidade de endorfinas, o analgésico natural do organismo.

- fototerapia, que usa a exposição à luz natural para reduzir a depressão.

Dra. Elisabete Fernandes Almeida
Médica Radiologista
com formação em editoração médica pela Universidade de Harvard (EUA), especialista em projetos de Educação Médica Continuada.

Bjos Dani
monkey
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos