VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Importancia do sono...

Ir para baixo

Importancia do sono... Empty Importancia do sono...

Mensagem  Milene Nery Seg 15 Jun 2009, 22:57

Bela adormecida

Durante a noite, o nosso organismo põe em
marcha um sofisticado plano anti-envelhecimento. Activam-se os mecanismos de recuperação cutânea enquanto a mente e os músculos
descansam, o que nos faz acordar com uma cutís fresca e um semblante descansado, mais sereno
e feliz. Mas podemos colaborar com este trabalho nocturno. Além das já referidas limpeza e nutrição, existem muitos outros truques que propiciam um sono gerador de beleza.

Boa noite e sonhos felizes!

Aloé
para os dentes

Os dentes são um elemento fundamental no nosso aspecto. Não deixe de os tratar, sobretudo à noite, quando são mais vulneráveis ao ataque das cáries e outras doenças que podem manchar o seu sorriso. Além de os escovar, à noite são imprescindíveis o fio dental e o colutório. Algumas pessoas enxaguam a boca com um sumo puro de aloé vera e um pouco de água, reduzindo assim a placa dentária e aliviando as gengivas sangrantes e dolorosas.

As vantagens de uma
massagem

O tratamento de beleza perfeito para a noite inclui um banho relaxante e massagem com um óleo suave. A massagem não só hidrata e nutre a pele de todo o corpo, como proporciona ainda uma sensação de prazer e relaxamento, na medida em que reduz a produção das hormonas do stress e contribui para aliviar o cansaço e as tensões. Actualmente, o óleo mais popular é o de amêndoas doces porque penetra muito facilmente através da pele, sem problemas de tolerância. Pode aquecê-lo ligeiramente em banho-maria. Para que tenha um efeito ainda mais "contundente", junte-lhe algumas gotas de "óleo dos sonhos felizes".

O creme de noite:
suave e com gérmen de trigo

Muitas pessoas acreditam que não devem usar creme de noite. Nada mais longe da realidade. Depois da limpeza facial, a pele pede intensamente um creme que reponha a água perdida e a ajude nas suas tarefas reparadoras e regeneradoras nocturnas. Mas esse creme não deve ser muito gordo porque, se assim for, pode obstruir a livre oxigenação dos poros enquanto dorme. Entre os melhores nutritivos e regeneradores antioxidantes encontra-se o gérmen de trigo, que tem uma grande capacidade para manter e melhorar a elasticidade da pele.

A postura
também conta

De facto, porque dormir voltada sobre um lado do corpo pode ajudar a que apareçam mais cedo, ou que se notem mais, certo tipo de rugas, chamadas reticulares, que se caracterizam por ser perpendiculares às rugas naturais do rosto. As do cenho, nasolabiais e as do decote são as principais candidatas. Se se levanta frequentemente com os olhos inchados, ou com papos, tente dormir com a cabeça um pouco mais elevada em relação ao corpo.

A hormona
do sono

A melatonina é responsável pela qualidade do nosso sono, e pelo desenvolvimento da nossa regeneração celular. Esta hormona começa a ser produzida pela glândula pineal um pouco antes do anoitecer e é ainda encarregue de regular o ciclo do sono e a vigília. Mas tem ainda outras qualidades: actua como um anti depressivo natural, reduzindo a ansiedade e a tensão, e captura as substâncias que danificam
as células do nosso organismo (de modo semelhante aos antioxidantes), melhorando assim o sistema imunológico e a beleza. Para obter mais melatonina, aconselhamo-la a deitar-se cedo, num quarto escuro e silencioso, de modo a aproveitar o máximo de horas "reparadoras" possível, sobretudo se já passou dos quarenta, idade a partir da qual a produção desta hormona diminui.

Chlorella: uma alga reparadora

Diz-se que as crianças precisam de dormir para crescer, isto porque é enquanto dormimos que o nosso organismo produz a hormona do crescimento. Mas esta hormona é essencial em todas as idades: estimula a síntese de proteínas, influencia o equilíbrio entre a gordura e os músculos, e permite a renovação dos tecidos do nosso organismo, entre os quais se encontram a pele, o cabelo e os ossos que harmonizam o nosso corpo. A produção desta hormona diminui com a idade, mas há alguns alimentos com os quais se pode contrariar este défice, como por exemplo a chlorella. Esta alga cresce e proli-fera muito rapidamente (uma única célula de chlorella dá lugar a quatro células filhas por dia), graças à sua riqueza no factor estimulante do crescimento (CGF). Algumas investigações indicam que este factor favorece também o crescimento nos humanos, e portanto a renovação dos tecidos, por isso aconselhamos que a tome à noite (em comprimidos). Aliás, evita a absorção de toxinas e, como consequência, é também recomendada no controle do peso e para corrigir determinados problemas dérmicos (eczemas, acne crónico, dermatite, verrugas).

Um remédio milenário

Ter os pés quentes é essencial
para conciliar o sono. Os primeiros
médicos hindus sabiam-no bem,
e por isso desde há cerca
de cinco mil anos que praticam
este pequeno truque ayurvédico
para inspirar sossego e propiciar
o descanso. Consiste em massajar
os pés (insistindo nas plantas)
com duas colheres de sopa de óleo
de sésamo ligeiramente aquecido.
De seguida, vestem-se umas
meias de algodão e... dorme-se.
Além de activar os pontos
de relaxamento, esta massagem
suaviza e embeleza a pele
dos pés, sobretudo se esta
está seca e gretada.

Banhos a gosto

Para desfrutar de uma noite tranquila, nada melhor que um banho quente. A nossa temperatura corporal desce quando saímos da água, o que faz com que nos sintamos mais cansados (o coração bate mais devagar e a respiração tranquiliza-se) e mais propensos a conciliar o sono. Uns quantos ingredientes e plantas com efeito soporífero farão o resto. Qual a melhor hora para tomá-lo e a que temperatura? Por volta das 9 horas da noite e a uma temperatura de cerca de 38/39 graus. Experimente estes banhos, ao melhor estilo de Cleópatra. Ajudarão a dormir melhor e a sua pele ganhará pureza e suavidade.

Relaxante e reafirmante de leite: prepare 4 litros de leite em pó e acrescente-os à água da banheira. As proteínas do leite estimulam a produção de colagéneo, reafirmante da pele.
Soporífero de ervas: envolva num lenço um punhado de erva-cidreira e lavanda, e deixe-o fechado debaixo da água da torneira. Esprema-o de vez em quando. Acrescente duas co-lheres de óleo de amêndoas à água..

Cuidados de higiene

A limpeza e a hidratação são im-prescindíveis para que amanheça com a pele luminosa e distendida. Senão, a pele corre o risco de se asfixiar com as impurezas que se foram acumulando nos poros ao longo do dia. Uma boa limpeza torna ainda a pele mais receptiva aos tratamentos nocturnos.

Um ambiente adequado

A ventilação e a humidade adequadas são os complementos perfeitos a um quarto em condições para o descanso da pele. Esta oxigenará melhor se dorme com a janela um pouco aberta, mas se o tempo não o permite, procure que a temperatura se mantenha entre os 15 e os 18 graus, e coloque humidificadores se utilizar aquecedores, caso contrário causará verdadeiros estragos na pele.

O triptofano, um aminoácido natural que se pode tomar em cápsulas, é percursor da serotonina, o neurotransmissor "da felicidade", que influencia quase todas as funções cerebrais. Alguns dos efeitos que se observam quando se complementa a dieta com triptofano são: maior facilidade na hora de conciliar o sono, melhoria do humor, atraso no aparecimento da fadiga, diminuição do apetite e maior auto-controle da ansiedade e da ingestão compulsiva. Esse é o seu complemento se quer obter um sono gerador de beleza, e que ainda a ajuda a controlar a linha e as vi-sitas nocturnas ao frigorífico, com o me-lhor humor possível. A serotonina é também percursora da melatonina.
Milene Nery
Milene Nery
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 836
Idade : 63
Localização : Philadelphia ( EUA )
Ano que descobriu o Lúpus : 2007
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos