VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais dúvidas sobre o Lupus!!!

2 participantes

Ir para baixo

Mais dúvidas sobre o Lupus!!! Empty Mais dúvidas sobre o Lupus!!!

Mensagem  Daniella Pessoni Ter 07 Abr 2009, 09:51

Gravidez e lupus
As pacientes com o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e que não tenham importante disfunção renal, cardíaca pulmonar ou neurológica podem engravidar desde que a doença esteja controlada, ou seja, inativa há pelo menos 6 meses e não estejam fazendo uso de medicação que possa prejudicar o bebê. A passagem de alguns anticorpos da mãe para o feto poderá causar o que chamamos de lupus neonatal, mas, pela sua extrema raridade, não vale a pena se preocupar.

De qualquer forma, a paciente que deseja engravidar deve comunicar ao médico reumatologista que faz seu acompanhamento e este deverá fazer a pesquisa de anticorpos anti-Ro/SSA, anti-La/SSB e anticorpos antifosfolípides para ver a necessidade ou não de se fazer exames extras, como ecocardiograma fetal para as mães com anti-Ro, assim como, ver a necessidade de dar ou não medicação (como aspirina e/ou heparina) para as mães com anticorpo antifosfolípides.

Se a paciente com lupus tiver tido aborto e apresentar anticorpos antifosfolipídes (anticardiolipina ou anticoagulante lúpico) poderá receber aspirina e/ou a heparina, dependendo das manifestações clínicas e dos títulos destes anticorpos.

A gravidez deve ter um acompanhamento com o reumatologista e obstetra com controle clínico e através de exames laboratoriais para que se possa detectar qualquer atividade da doença. O uso de corticóides, como o meticorten, deve ser indicado nas pacientes com a doença ativa e não causa problemas para o bebê.

Exame Anticorpo anti-ap mitótico e diagnóstico do lupus

Este anticorpo não tem especificidade para o lúpus.

Uso da glucosamina para os problemas articulares do lupus

O sulfato de glucosamina tem sido utilizado no tratamento da artrose. Não há estudos atestando sua eficácia no lúpus.

Uso da vacina antibrucélia para o controle do lupus

Não há nenhum estudo científico confirmando a eficácia da vacina anti-brucélica no lúpus.

Hereditariedade e lupus em filhos

Embora o fator genético seja importante para o lúpus, os casos de mães e filhos com a doença são muito raros. Não é possível se calcular chances dos filhos terem a doença, pois a tendência hereditária não é dependente de um único gene, mas, provavelmente da interação de diversos genes com outros diferentes fatores não genéticos.

De qualquer forma, não vale a pena se preocupar, pois as chances do filho de uma paciente com lupus vir a ter a doença são muito pequenas. Recomendamos a investigação apenas nos casos do filho ou filha apresentar queixas compatíveis com a doença. Não vale a pena fazer exames em crianças sem qualquer suspeita diagnóstica.

Tratamentos alternativos, alimentação e lupus

Não há um tratamento alternativo que tenha eficácia confirmada no tratamento do lúpus, mas, há um consenso que uma alimentação saudável, a prática de atividade física regular e o controle emocional favorecem muito a paciente com lúpus.

Não há uma dieta específica para o lupus. Deve-se evitar alimentação muito calórica para evitar obesidade; excesso de sal deve ser evitado, principalmente, em pacientes em uso de altas doses de corticóides ou que tenha pressão alta. Evitar carnes gordas, frituras e gorduras de origem animal de um modo geral para evitar aumento de colesterol. Recomenda-se dieta rica em cálcio (leite e derivados + verduras verdes) para prevenção de osteoporose.

Lupus e problemas de visão
O lúpus pode causar comprometimento de olho. Se tiver queixas de irritação, vermelhidão ou dor nos olhos ou baixa da visão, é necessário o exame oftalmológico. Pacientes que fazem uso de cloroquina ou hidroxicloroquina (antimaláricos) devem fazer controle oftalmológico de rotina, mesmo sem queixas, para evitar possíveis efeitos colaterais destas drogas. O uso crônico de corticoesteróides também favorece a catarata.

O uso de aspartame, produtos dietéticos e lupus

Não há nada cientificamente comprovado sobre efeito de aspartame como desencadeadora do lupus.

Efeitos do álcool em lúpicos

Pacientes em uso de diversas medicações devem evitar o uso excessivo de álcool, assim como pacientes com comprometimento do fígado ou com queixas gástricas, pois o álcool pode piorar tais queixas, interagindo com algumas medicações e piorando o comprometimento hepático ou gástrico. Deve-se ter bom senso no uso de bebidas alcoólicas. Dúvidas específicas devem ser tiradas com o reumatologista que acompanha cada paciente.

Depressão e lupus

A depressão pode ser uma manifestação do próprio lupus, ou, pode ocorrer porque a paciente está tendo problemas que podem ou não estar relacionada ao lupus. De qualquer forma, uma paciente com depressão deve ter um tratamento específico, pois em geral, pacientes com depressão tem mais queixas e maior dificuldade de controlar o lupus.

Necrose asséptica da cabeça do fêmur

Se a necrose óssea levou à destruição da articulação, há indicação de próteses. As indicações de cirurgias na fase inicial da necrose, tentando impedir a destruição da cabeça femural são controversas e depende de cada caso.



Profa. Dra Emilia Inoue Sato
Profa. Titular da Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo
Nota: as dúvidas individuais devem ser comentadas com o médico que acompanha cada paciente, pois cada caso pode ter particularidades, tornando difícil dar respostas genéricas.
Rolling Eyes
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais dúvidas sobre o Lupus!!! Empty Diagnóstico

Mensagem  Ilze Seg 08 Jun 2009, 19:31

Meu exame de sangue (Fan) acusou Título 1:320 - Padrão pontilhado fino.
Repeti o exame em outros dois laboratórios: num deles, o resultado foi idêntico; noutro, informou padrão nuclear pontilhado fino denso (Titulo 1:320). Celulas LE e DNA Nativo deram negativo.
Tenho dores em diversas partes do corpo, mas não identifico nenhum outro sintoma dos que são geralmente citados. Tenho lupus?

Ilze
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Feminino
Número de Mensagens : 2
Localização : sp
Data de inscrição : 08/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mais dúvidas sobre o Lupus!!! Empty Re: Mais dúvidas sobre o Lupus!!!

Mensagem  Daniella Pessoni Seg 08 Jun 2009, 20:15

Ola seja bem vinda...Dificil saber se você tem lupus, o lupus é uma doença dificilmente de ser diagnósticada rapida, são varios tipos de exames sangue, exame clinico feito na hora e até mesmo algumas vezes biopsia, procure um bom Reumatologia, desejo boa sorte para você poder descobrir rapido o que você tem e tratar também.

Precisando estamos por aqui ok???

Fiquem com Deus....

Bjos Dani monkey
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais dúvidas sobre o Lupus!!! Empty Re: Mais dúvidas sobre o Lupus!!!

Mensagem  Ilze Ter 09 Jun 2009, 13:35

OK, Dani.
Estou procurando um bom reumato, pois o primeiro a me atender, embora tenha dado o diagnostico de lupus, não deu nenhuma outra explicação. Estou cheia de dúvidas, então encontrei vocês. Pra mim é tudo novo, mas estou bem. Penso que a boa informação é o melhor começo.
Abs, Ilze

Ilze
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Feminino
Número de Mensagens : 2
Localização : sp
Data de inscrição : 08/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mais dúvidas sobre o Lupus!!! Empty Re: Mais dúvidas sobre o Lupus!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos