VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doenças ligadas a doença celíaca:Lupus eritematoso

2 participantes

Ir para baixo

Doenças ligadas a doença celíaca:Lupus eritematoso Empty Doenças ligadas a doença celíaca:Lupus eritematoso

Mensagem  sandra stel. Dom 04 Dez 2011, 15:16

Doenças ligadas a doença celíaca:Lupus eritematoso Celiac-disease254
cyclops Doenças ligadas a doença celíaca: Lupus eritematoso sistêmico, etc... cyclops

Dermatite herpetiforme
Doenças da tireóide

Diabetes tipo 1
Doenças hepáticas
Doença vascular
Artrite reumatóide
Síndrome de Sjorgren


O que é a Doença Celíaca?

A doença celíaca, também conhecida como sprue celíaco, é uma condição inflamatória do intestino delgado genética que é precipitada pela ingestão de trigo (glúten) .

Quais são as causas desta doença?

Existem dois fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento de doença celíaca: a ingestão de trigo e a carga genética do indivíduo.
A ingestão de trigo: Uma grande proteína insolúvel, o glúten, encontrado no trigo, tem sido identificada como a substância agressora. A decomposição da do glúten ao entrar em contato com álcool forma proteínas menores, ricas em prolinas chamadas gliadinas, que são capazes de precipitar a doença em indivíduos celíacos previamente assintomáticos. Proteínas análogas existem em outros grãos como centeio, cevada e aveia, e portanto estes grãos também são capazes de exacerbar a doença celíaca. A seqüência específica de peptídeos de gliadina responsável por desencadear a inflamação intestinal ainda não foi identificada.

A carga genética do indivíduo: a doença celíaca é familiar. Os parentes de primeiro grau de indivíduos com doença celíaca podem ou não manifestar os sintomas da doença.
A predisposição à sensibilidade ao glúten foi relacionada a um antígeno de histocompatibilidade (MHC) da região D do cromossomo 6. O halótipo HLA mais importante é o DQw2, que geralmente está ligado ao DR3. Outros importantes halótipo HLA identificados são o DR7 e DPB 1,3,4.1 e 4.2. Os sítios nas moléculas MHC de classe 2 responsáveis por interagir a gliadina com os receptores das células T do hospedeiro ainda não foram identificados
Vejam o restante da matéria aqui :http://www.gastronet.com.br/doenceliaca.htm ou Aqui monkey
Doenças ligadas a doença celíaca:Lupus eritematoso Y1pw3eU_CHwR5ukRnnWe6ZG_rPW7sfeiXLYjiV3h5EcOpxi2Mm4BddDwsOQjcp9RmP0hgj8CJy21bk http://les-lupusleslescom.blogspot.com/2011/12/doencas-ligadas-doenca-celiacalupus.html
sandra stel.
sandra stel.
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 539
Idade : 56
Localização : Meu Blog http://les-lupusleslescom.blogspot.com/ ( SP
Ano que descobriu o Lúpus : novembro/2004
Data de inscrição : 11/08/2009

http://sandrastelmaschuk@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Doenças ligadas a doença celíaca:Lupus eritematoso Empty DOENÇAS LIGADAS A DOENÇA CELÍACA:LUPUS ERITEMATOSO

Mensagem  Guida Dom 04 Dez 2011, 17:42

Sinais e sintomas

Os sintomas clássicos da doença celíaca incluem diarreia, perda de peso (ou falta de crescimento nas crianças) e fadiga, mas mesmo a doença celíaca sendo uma doença dos intestinos principalmente, os sintomas relacionados aos intestinos podem ser limitados ou até mesmo ausentes. Alguns pacientes são diagnosticados com sintomas relacionados à absorção diminuída de nutrientes ou com vários outros sintomas que, embora estatisticamente relacionados, não possuem clara relação com o mau funcionamento dos intestinos. Dada esta vasta gama de possíveis sintomas, a tríade clássica de sintomas não é mais uma obrigação para o diagnóstico.
As crianças entre os 9 e 24 meses tendem a apresentar sintomas intestinais e problemas de crescimento logo após a primeira exposição a produtos que contenham glúten. Crianças mais velhas podem ter mais problemas relacionados à má-absorção e problemas psicosociais, enquanto adultos geralmente têm problemas de má-absorção.[1] Muitos adultos com a doença mais sutil possuem somente fadiga ou anemia.[2]
[editar]Gastrointestinais
A diarréia característica da doença celíaca é pálida, volumosa e mal-cheirosa. Podem também estar presentes dor abdominal e cãibra, distensão abdominal (devido à produção fermentativa de gases intestinais) e úlceras na boca.[3] Assim que os intestinos se tornam mais lesados, uma grau de intolerância à lactose pode se desenvolver. Entretanto, a variedade de sintomas gastrointestinais que podem estar presentes em pacientes com doença celíaca é grande, e alguns podem ter um hábito intestinal normal ou mesmo ter obstipação. Frequentemente os sintomas são atribuídos à síndrome do intestino irritável, somente sendo reconhecido posteriormente a doença celíaca. Uma pequena proporção dos pacientes com sintomas desta síndrome possuem a doença celíaca, logo um exame minucioso pode ser necessário.[4]
A doença celíaca leva a um risco aumentado de adenocarcinoma e linfoma do intestino delgado, que pode diminuir aos padrões normais com a dieta adequada. A doença quando presente por muito tempo pode levar a outras complicações, como a jejunite ulcerativa (formação ulcerativa do intestino delgado) e um estreitamento como resultado das cicatrizações.[5]
[editar]Relacionados à má-absorção
As mudanças no intestino o tornam menos capaz de absorver nutrientes, minerais e as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.[1]
A dificuldade em absorver carboidratos e gorduras pode causar perda de peso (ou dificuldades de desenvolvimento nas crianças) e fadiga ou falta de energia.
Pode ser desenvolvida anemia de diversas formas: a má-absorção de ferro pode causar anemia ferropriva e a má-absorção de ácido fólico e vitamina B12 pode dar origem a uma anemia megaloblástica.
A má-absorção de cálcio e vitamina D (e o hiperparatireoidismo secundário compensatório) pode causar osteopenia (conteúdo mineral do osso diminuído) ou osteoporose (fraqueza óssea e risco de fraturas aumentado).
Uma pequena proporção (10%) possui coagulação anormal devido à deficiência de vitamina K, e podem estar propensos a desenvolver sangramentos anormais.
A doença celíaca também é associada a um supercrescimento bacteriano do intestino delgado, o que pode piorar a má-absorção ou causar má-absorção após tratamento.


extraido do sat;Doença celíaca – Wikipédia, a enciclopédia livre
Guida
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 46
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos