VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Antiinflamatórios têm venda proibida

2 participantes

Ir para baixo

Antiinflamatórios têm venda proibida Empty Antiinflamatórios têm venda proibida

Mensagem  Daniella Pessoni Sex 03 Out 2008, 15:35

03/10/2008 - 13h40
Prexige 400 mg e Arcoxia 120 mg têm registros cancelados pela Anvisa
Da Redação
atualizada às 14h38

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela suspensão da comercialização e uso, em todo o país, da apresentação de 400 mg do antiinflamatório Prexige (lumiracoxibe), do laboratório Novartis, e da apresentação de 120 mg do medicamento Arcoxia (etoricoxibe), da Merck Sharp e Dohme.

A comercialização do Prexige 100 mg já havia sido interrompida em julho. A venda do produto com 400 mg havia sido suspensa para análises, que só foram concluídas agora.

O antiinflamatório Arcoxia continuará sendo vendido na apresentação de 60 mg e 90 mg, mas os produtos vão sofrer adequações nas bulas. A Anvisa exige que sejam incluídas advertências de segurança relativas a pressão alta e efeitos cardiovasculares.

As determinações serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (6). Os consumidores que estiverem fazendo uso dos medicamentos devem procurar seus médicos para substituição dos produtos sem interromper o tratamento.

Outras medidas

O cancelamento do registro desses produtos faz parte de um processo de trabalho iniciado em julho, na Anvisa, para reavaliar a segurança dos antiinflamatórios.

Para ampliar o controle sobre a utilização dos antiinflamatórios inibidores da ciclooxigenase (Cox-2), como Prexige, Arcoxia e Celebra, entre outros, a Anvisa determinou a reclassificação de toda essa classe de medicamentos. A partir de agora, esses produtos só poderão ser vendidos com retenção da receita médica (receituário C1 - branco) pelo estabelecimento farmacêutico.

A Anvisa determinou, ainda, que o Bextra (parecoxibe), da Pfizer, tenha seu uso restrito aos ambientes hospitalares. A medida deve-se aos riscos inerentes à classe terapêutica e à ausência de demonstração de benefícios gastrointestinais.

A nota técnica e um vídeo com esclarecimentos estão disponíveis no site da Anvisa.

Fabricantes

A Merck Sharp & Dohme, fabricante do Arcoxia, informou que lamenta a decisão da Anvisa e reitera que diversos estudos científicos comprovam o perfil favorável de risco/benefício dessa apresentação do medicamento, vendida em 63 países.

A empresa diz que informará nos próximos dias o procedimento para recolhimento da apresentação de 120 mg. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 012 22 32, ou pelo site www.msdonline.com.br.

A Novartis comunicou que já vinha reembolsando o valor das unidades do Prexige 400 mg voluntariamente desde a decisão da Anvisa de suspender temporariamente seu uso e comercialização. As eventuais unidades que ainda não tenham sido devolvidas serão recolhidas e reembolsadas. O telefone do Serviço de Informação ao Cliente (SIC) da empresa é 0800 888 3003.


Bjoss dani lol!
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Antiinflamatórios têm venda proibida Empty Resposta.

Mensagem  Regina Guimarães Sex 28 Nov 2008, 17:43

Daniella Pessoni escreveu:03/10/2008 - 13h40
Prexige 400 mg e Arcoxia 120 mg têm registros cancelados pela Anvisa
Da Redação
atualizada às .

Bjoss dani lol!


sunny Dani!!!
Que DEUS esteja, hoje e sempre, Abençoando e Protegendo você e sua família. AMÉM.
Obrigada pela informação, é por demais importante, eu mesma já tomei os dois. Com a Graça de DEUS a muito tempo não os tomo mais e... agora é que não tomo mesmo!!!
Beijo no seu coração e no coração de cada um de sua família.
Regina Guimarães. I love you

Regina Guimarães
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 833
Localização : Pádua - RJ
Data de inscrição : 30/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos