VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

+6
Daniella Pessoni
Guida
Kelly
renato oliveira
sandra stel.
Danielly Honorato de Lima
10 participantes

Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Danielly Honorato de Lima Qua 08 Set 2010, 19:27

Autor do Texto: Dr. Renato Souza Oliveira

Os corticoesteróides são medicamentos antiinflamatórios potentes usados em diversas doenças como artrite reumatóide e outras doenças reumáticas, asma e outras doenças pulmonares, alergias, inflamações diversas, transplantes e após algumas cirurgias. Os corticóides mais usados na práticas médica são prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).
Em oftalmologia também são medicamentos muito usados em quadros como uveítes, em algumas conjuntivites e em pós operatórios. Em oftalmologia, os corticóides utilizados na forma de colírios são a prednisolona e a dexametasona.
Esses medicamentos são muito potentes e para certas doenças são a melhor e as vezes única opção de tratamento mas também apresentam muitos e importantes efeitos colaterais
No olho dois desses efeitos colaterais são muito importantes: catarata e glaucoma.


A catarata é uma doença que causa diminuição progressiva da visão e necessita de cirurgia para sua correção. Os corticóides podem causar um tipo de catarata chamada subcapsular posterior que é uma catarata de progressão rápida.
Tanto os corticóides usados por via oral, usados por via nasal (spray nasal para asma ou bronquite) ou como forma de colírios podem causar a catarata.



O glaucoma é uma doença que apresenta aumento da pressão ocular e lesa o nervo óptico causando uma cegueira irreversível se a pressão não for tratada. O uso dos corticóides causa aumento da pressão ocular podendo levar ao glaucoma. Muitas vezes a pressão ocular volta ao normal após o paciente interromper o uso dos corticóides mas em raros casos a pressão ocular pode continuar elevada, necessitando o uso de alguns colírios específicos para abaixar e controlar a pressão ocular.
Da mesma forma que na catarata, todas as formas de administração dos corticóides (oral, spray nasal e colírios) podem aumentar a pressão ocular.


Vale ressaltar que só algumas pessoas vão apresentar esses efeitos colaterais e que esses efeitos dependem do tempo de uso e da dosagem usada. Quanto mais tempo usar, mais chance de desenvolver esses efeitos colaterais.


Caso você use corticoesteróides, não interrompa o uso sem antes conversar com seu médico. Mas converse com ele sobre esses possíveis efeitos colaterais (que ele logicamente sabe que existem) e veja se há outra medicação que possa ser usada.
E o mais importante: Não pratique automedicação. Diversos colírios usados popularmente contém corticóides e podem fazer mais mal do que bem.


Os corticoesteróides tem muitos outros efeitos colaterais sistêmicos (em outros órgãos que não o olho). Já disse que esses medicamentos quando usados por via oral ou spray nasal podem causar os efeitos colaterais no olho mas o contrário é muito difícil de acontecer. Ou seja, usar colírios de corticóides dificilmente causarão efeitos colaterais sistêmicos.

Fonte: http://www.medicodeolhos.com/2010/04/corticoides-efeitos-colaterais-nos.html

Autor do Texto: Dr. Renato Souza Oliveira
Danielly Honorato de Lima
Danielly Honorato de Lima
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 903
Idade : 42
Localização : Campina Grande PB
Ano que descobriu o Lúpus : 1993
Data de inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty EU ESTOU COM CATARATA

Mensagem  Danielly Honorato de Lima Qua 08 Set 2010, 19:50

MENINAS ONTEM ACORDEI COM UMA MANCHA COR DE SANGUE BEM VIVO,AI M,EU MARIDO VIU E FICOU ASSUSTADO E FUI AO OFTALMO E ELE DISSE QUE FOI UM PICO DE PRESSÃO E QUE ISSO É SERIO POIS ESSE PEQUENO DERRAME NO OLHO PODERIA SER NO CEREBRO E AI NÃO TINHA MAIS JEITO,E TBM DESCOBRIU QUE EU ESTOU COM CATARATA E TENHO QUE OPERAR E EU DISSE ISSO NÃO DA SÓ EM IDOSO ELE DISSE QUE NA MAIORIA DAS VEZES SIM MAIS QUEM TOMA CORTICÓIDE ESTA SUJEITO A ISSO E MUITO MAIS,ESTOU PREOCUPADA MAIS GRAÇAS A DEUS AINDA POSSO OPERAR E VER NORMALMENTE,ENTÃO AMIGAS CUIDADO TOMEM O REMEDIO DE PRESSÃO E VÃO AO OFTALMOLOGISTA,BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS,FIQUEM COM DEUS.
Danielly Honorato de Lima
Danielly Honorato de Lima
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 903
Idade : 42
Localização : Campina Grande PB
Ano que descobriu o Lúpus : 1993
Data de inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  sandra stel. Qui 09 Set 2010, 13:36

Oi Dani que susto hem, isso é muito importante temos que tomar os remédios da pressão direitinho pois o corticóides mexem muito com o nosso organismo e cuide direitinho dessa catarata ficarei torcendo por vc e orando para essa operação dar tudo certo.Fique com Deus. cyclops monkey
sandra stel.
sandra stel.
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 539
Idade : 56
Localização : Meu Blog http://les-lupusleslescom.blogspot.com/ ( SP
Ano que descobriu o Lúpus : novembro/2004
Data de inscrição : 11/08/2009

http://sandrastelmaschuk@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Cópia

Mensagem  renato oliveira Qua 17 Nov 2010, 20:33

Danielly

Esse texto é cópia integral do texto que eu publiquei no meu blog (www.medicodeolhos.com) no dia 30 de Abril de 2010
Segue o link http://www.medicodeolhos.com/2010/04/corticoides-efeitos-colaterais-nos.html

Nao me incomdo com a reproduçao parcial do texto, contanto que seja parcial e nao integral, e que seja dado o credito ao texto original

Nao gostei da atitude tomada por este fórum e pela pessoa que postou o texto

Att
Renato Souza Oliveira

renato oliveira
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Masculino
Número de Mensagens : 3
Localização : rio de janeiro
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Parabéns Renato

Mensagem  Kelly Qua 17 Nov 2010, 20:47

Olá Renato , tudo bem .
Não leve como uma coisa ruim o Fato da Dani ter copiado seu artigo, significa que ele é bom e pode ser muito útil para esse monte de gente que sofre bastante no fórum, ela com certeza não fez com mal intenção de não colocar as fontes , pode ter certeza que aqui no fórum vc ficará muito famoso, por nos ter informado coisas tão importantes e de grande valia nessa nossa jornada tão dificil.

Fique com Deus e Parabén pelo artigo!

Att,
Kelly Very Happy
Kelly
Kelly
Já estou me enturmando
Já estou me enturmando

Feminino
Número de Mensagens : 157
Idade : 44
Localização : ES
Ano que descobriu o Lúpus : 2009
Data de inscrição : 05/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  renato oliveira Qua 17 Nov 2010, 22:55

Me desculpe Kelly se pareci agressivo

Realmente nao me incomodo com o uso do texto. A intençao quando escrevi, era de informar mesmo
Mas apenas gostaria de receber os creditos porque escrevo textos sobre varios assuntos de oftalmologia no meu blog, que me dão trabalho e me custam tempo, e algumas pessoas só copiam e colam. Sei que a intençao nao foi ruim, mas se tivesse colocado os creditos e o link seria melhor

De qualquer maneira, desculpe pelo tom


renato oliveira
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Masculino
Número de Mensagens : 3
Localização : rio de janeiro
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty DESABAFO

Mensagem  Guida Qui 18 Nov 2010, 07:49

Renato ASSEITAMOS ISSO COMO UM DESABAFO...VIU...
Suas informações são maravilhosas muito obrigada viu...e uma coisa digo com toda certeza a Dani não fez com malícia nos aqui como a Kelly disse precisamos muito de ajuda de qualquer forma(sofremos com tudo que você possa imaginar) por isso tentamos ajudar com o que for possível oferecendo o ombro p desabafar os ouvidos p receber broncas como a suas rsrsrs...e alguma informação que com certeza vai ser útil p alguem do fórum..não estou tentando justificar nos aqui do fórum...mas todas as informações são muito bem vindas...isso serve p todos que já passaram por aqui e que de alguma forma encontrou algo que foi escrito por alguém fora do fórum e copiado aqui:
MIL DESCULPAS SE VOÊS SE SENTIR4AM LESADOS DE ALGUMA FORMA...MAS SIMSERAMENTE PRECISAMOS MUITOOOO DE AJUDA DE PESSOAS IMTELIGINTES COMO VOCÊS..QUR TEM MUITAS IMFORMAÇÔES UTEIS P OFERECER...IMFELIZMNETE NA IMTERNETE EMCONTRAMOS CADA COISA QUE QUANDO ENCONTRAMOS ENFORMAÇÕES COM COMTEUDOS,NOS EMPOLGAMOS...OBRIGADA...A TODOS...MIL BEJITOS... monkey
Guida
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 46
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Daniella Pessoni Sex 19 Nov 2010, 21:12

Concordo com a Kelly e Guida e venho perdir desculpas, pois não foi de má fé da nossa querida amiga Dani.

Pois a maioria dos artigos que coloco aqui no forum eu me esqueço da origem dele, pois penso em levar a informação que possa ajudar aos portadores de lupus, a seus familiares e aos amigos monkey
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Ricardo Martins Dom 21 Nov 2010, 21:13

Boa noite,

Olá Dr. Renato Souza Oliveira, conheço bem esse problema que os donos de blog´s enfrentam, mas posso garantir que neste fórum ninguém teve a intenção de plagiar seu texto.

Te entendo e entendo os colegas escritores, o que aconteceu aqui realmente foi falta de informação da Danielly, fiz uma correção no tópico, acredito que seja de seu agrado, caso não esteja, estarei pronto para atender suas reivindicações.

Qualquer problema referente a plágio ou algo semelhante me procure.

Meu email estou mandando via MP.

Fique a vontade neste fórum, pois acredito que o Dr. tenha muito mais informações para ajudar quem necessita.

Grande abraço.
Ricardo Martins
Ricardo Martins
Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 156
Idade : 46
Localização : SP
Data de inscrição : 21/01/2008

https://lupus.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  renato oliveira Seg 22 Nov 2010, 20:08

Ricardo

Excelente sua postura e a de todos aqui no forum
Desculpe Daniely, se pareci agressivo, nao foi munha atençao

Obrigado pela atençao e providencias

Abraço a todos
Renato

renato oliveira
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Masculino
Número de Mensagens : 3
Localização : rio de janeiro
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Gostaria de conselhos seus

Mensagem  Patricia Arebalo Sáb 05 Fev 2011, 09:58

Bom dia Dr.Renato sou portadora de LES e AR a 7 meses faço uso de reuquinol 400 mg, prednisona 30 mg, metotrexato 1 ml subcutâneo 1x por semana e há 4 dias foi diagnosticado Esclerite Posterior no olho direito.Procurei na internet mas são mtos artigos q acabo me confundindo e nenhum trata especificadamente sobr pacientes com LES. Meu reumato e oftalmo ainda estão vendo que tipo de medicação fazer falaram em pulsoterapia ou Azatioprina.Me ajude por favor.Obrigada
Patricia Arebalo
Patricia Arebalo
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Feminino
Número de Mensagens : 4
Idade : 51
Localização : gravatai
Ano que descobriu o Lúpus : 2010
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty choguei

Mensagem  Danielly Honorato de Lima Seg 14 Mar 2011, 00:14

Oi meninas só hoje vim ler isso tudo que ocorreu,passou tudo isso e eu nen sabia,que pena,fiquei de fora,mais agora estou siente da situação apesar do tempo que passou.
Danielly Honorato de Lima
Danielly Honorato de Lima
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 903
Idade : 42
Localização : Campina Grande PB
Ano que descobriu o Lúpus : 1993
Data de inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Ao dr Renato

Mensagem  Danielly Honorato de Lima Seg 14 Mar 2011, 00:22

Gostaria que o senhor soubesse que eu e acho que todas as meninas colocamos aqui coisas importantes para nos portadoras de lupus somente com o intuito de colaborar com nossas vidas que ja são dificeis o bastante.Mais se o senhor não gosteu de ver o seu texto aqui para ajudar pessoas pois acho que isso é o que o senhor faz e que por sinal eu em nehum momento pensei em plagio ou outra coisa para o seu mal,mais se sentiu ofendido desculpas mais so queria alertar minhas amadas amigas lupicas,pois a intenção de todas aqui são as melhores,quero que o senhor fique com deus .
Danielly Honorato de Lima
Danielly Honorato de Lima
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 903
Idade : 42
Localização : Campina Grande PB
Ano que descobriu o Lúpus : 1993
Data de inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty CATARATA

Mensagem  Simone de Ol e Souza Dom 30 Dez 2012, 09:39

Olá Danielly.
Eu também tenho catarata, consequência das doses altas de predsim (60 mg/dia) que tomei no início do tratamento em Set/10.
Atualmente, estou tomando somente 5 mg/dia. Minha reumato disse que a quantidade que tomo atualmente não altera em nada a catarata.
Faço acompanhamento com a oftalmo a cadas seis meses. Sei que um dia irei fazer cirurgia.
É uma pena, né, porque somos muito novas ainda.
Você já irá fazer a cirurgia ou ainda não precisa?



Danielly Honorato de Lima escreveu:MENINAS ONTEM ACORDEI COM UMA MANCHA COR DE SANGUE BEM VIVO,AI M,EU MARIDO VIU E FICOU ASSUSTADO E FUI AO OFTALMO E ELE DISSE QUE FOI UM PICO DE PRESSÃO E QUE ISSO É SERIO POIS ESSE PEQUENO DERRAME NO OLHO PODERIA SER NO CEREBRO E AI NÃO TINHA MAIS JEITO,E TBM DESCOBRIU QUE EU ESTOU COM CATARATA E TENHO QUE OPERAR E EU DISSE ISSO NÃO DA SÓ EM IDOSO ELE DISSE QUE NA MAIORIA DAS VEZES SIM MAIS QUEM TOMA CORTICÓIDE ESTA SUJEITO A ISSO E MUITO MAIS,ESTOU PREOCUPADA MAIS GRAÇAS A DEUS AINDA POSSO OPERAR E VER NORMALMENTE,ENTÃO AMIGAS CUIDADO TOMEM O REMEDIO DE PRESSÃO E VÃO AO OFTALMOLOGISTA,BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS,FIQUEM COM DEUS.

Simone de Ol e Souza
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Feminino
Número de Mensagens : 4
Ano que descobriu o Lúpus : 2010
Data de inscrição : 30/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Simone

Mensagem  Danielly Honorato de Lima Dom 30 Dez 2012, 16:38

Graças a Deus o medico disse que deixa ver se vai aumentar,pois como ainda vou tomar corticoide deixa para fazer quando tive afetando visão,fica com Deus e xero.
Danielly Honorato de Lima
Danielly Honorato de Lima
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 903
Idade : 42
Localização : Campina Grande PB
Ano que descobriu o Lúpus : 1993
Data de inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Fabiana Barbosa Qua 27 Fev 2013, 11:09

Bom dia, Meninas
Há dias mais nos horarios noturnos meus olhos estão inchando muito, eu já usava oculos, antes de descobrir o LES, fui ao oftalmo e devido mesmo so uso do Predmisona de 80mg dia, estaria tendo pressão nos olhos, vc´´s fazem algo para diminuir o inchaço, compressa algo assim.

Até mais
Fabiana Barbosa
Fabiana Barbosa
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 30
Idade : 42
Localização : Santa Bárbara d´Oeste
Ano que descobriu o Lúpus : 11/2012
Data de inscrição : 14/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Guida Qui 28 Fev 2013, 00:14

oi amiga eu nunca tive isso

tem q falar para o oftalmo p ele passar algum tipo de colirio noturno
Guida
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 46
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Fabiana Barbosa Qui 28 Fev 2013, 09:36

Guida escreveu:oi amiga eu nunca tive isso

tem q falar para o oftalmo p ele passar algum tipo de colirio noturno

Vou procurar sim Guida, obrigada cat
Fabiana Barbosa
Fabiana Barbosa
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 30
Idade : 42
Localização : Santa Bárbara d´Oeste
Ano que descobriu o Lúpus : 11/2012
Data de inscrição : 14/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Fabiana

Mensagem  Danielly Honorato de Lima Qui 28 Fev 2013, 20:53

Oi amiga,ja tive isso uma vez e fazia compressa gelada com soro,era a unica coisa que aliviava a pressão,mais fala com oftalmo pra ver a pressão de seus olhos pois uma fez tive um pequeno derrame no olho,um xero fica com Deus.
Danielly Honorato de Lima
Danielly Honorato de Lima
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 903
Idade : 42
Localização : Campina Grande PB
Ano que descobriu o Lúpus : 1993
Data de inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Guida Qui 28 Fev 2013, 23:41

verdade né amigas o os olhos são muitos sensíveis!!! Shocked
Guida
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 46
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CORTICÓIDES -  EFEITOS NOS OLHOS Empty Re: CORTICÓIDES - EFEITOS NOS OLHOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos