VIVA BEM COM O LÚPUS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen...

3 participantes

Ir para baixo

Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen... Empty Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen...

Mensagem  Milene Nery Dom 20 Set 2009, 23:27

Dica pra quem tem Sindrome de Sjogreen e tem as mucosas da boca ressecada...

Alimente o seu sorriso
A saúde bucal também começa no prato. Por isso, tire proveito do cardápio de nutrientes que fazem aquela diferença para manter os dentes fortes e a gengiva protegida



por DIOGO SPONCHIATO
design THIAGO LYRA
fotos ALEX SILVA

O que uma goiaba, um copo de leite e um quindim têm a ver com o seu sorriso? Bem, você poderia dizer de bate-pronto que, depois de engolidos, eles emporcalham seus dentes e, daí, só mesmo uma bela escovação seria capaz de deixar sua boca nova em folha. A resposta não está totalmente equivocada, mas hoje se sabe que as refeições também prestam um tremendo serviço à cavidade bucal. Substâncias como a vitamina C da goiaba e o cálcio do leite, por exemplo, protegem a gengiva e os dentes. E alimentos tidos como estraga-prazeres, caso do irresistível quindim, não precisam ser tão temidos, desde que consumidos com moderação, na hora e do jeito certos. SAÚDE! apresenta a seguir sugestões à mesa que, ao lado da escova e do fio dental, armam uma estratégia certeira para você rir à vontade.

[b]A goiaba pode ser uma grande aliada da sua boca, pois é rica em vitamina C. E ainda conta com fibras, que auxiliam na limpeza dos dentes


COMER, AGUARDAR, ESCOVAR
Não é uma boa ideia correr ao banheiro para escovar os dentes logo depois de ingerir um suco de laranja ou uma fruta cítrica. “Após o consumo de algo mais ácido, espere uma hora para lançar mão da escova”, aconselha o dentista Alexandre Cardoso, da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral. “Antes disso, faça apenas um bochecho com água para retirar o excesso de acidez.” É que o ácido devasta o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram rapidamente em ação, vão ajudar a corroer ainda mais essa proteção natural. Só uns 60 minutos mais tarde — aí, sim — você deve realizar a higiene completa
Ninguém recomenda deixar a higiene bucal de lado, é claro. O problema é fazer a escovação logo depois de consumir algo ácido. O efeito é tão devastador que você ficará de boca aberta
por Thais Szegö | foto Gustavo Arrais
A gente sempre escuta que, depois de comer ou beber algo, o melhor é escovar os dentes para evitar a cárie. Certo. Mas, se você acabou de tomar uma limonada, é melhor dar um tempo. De meia hora, para sermos bem precisos. Esse é o prazo de que a saliva precisa para formar uma película protetora sobre a dentição capaz de devolver os minerais perdidos por causa da acidez de alguns alimentos e bebidas. Se a escova entrar em ação nesse intervalo, seu efeito poderá ser corrosivo, a ponto de deixar a superfície dentária esburacada.

À primeira vista os estragos microscópicos são imperceptíveis — mas não deixam de ser importantes. Tudo começa com a mudança do pH da boca, que torna o simples friccionar das cerdas uma grande ameaça ao esmalte — mais tarde, se o hábito persiste, a dentina, que é uma camada mais interna, também será atingida. O resultado é a chamada erosão dentária — irreversível, é bom frisar. Mais do que um mero problema estético, o processo torna a dentição ultra-sensível, provocando dores por qualquer bobagem.

Nada disso acontece, porém, quando a higiene aguarda o serviço da saliva. "Ela se encarrega de recuperar o pH normal da boca", explica o dentista Roberto Macedo, de São Paulo, endossando um trabalho realizado na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Aliás, para isso não são precisos mais do que cinco minutos. O restante do tempo é para que o esmalte que reveste a dentição volte a fi car duro e forte. Afinal, o problema da acidez é justamente este: amolecer essa camada.

Alguns hábitos também contribuem para a perda de minerais. "Ficar bebericando um suco de laranja em frente ao computador, por exemplo, é péssimo", afirma o dentista Jaime Cury, que é professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, ligada à Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, no interior paulista. É que a boca alterna processos de desmineralização, quando ingerimos algo ácido, e de remineralização, pela ação da saliva. "Para evitar essa alteração constante no pH da boca, o que pode acabar não dando certo, o melhor é tomar o copo todo de uma só vez."

Se você der uma boa olhada no ranking, notará que os refrigerantes à base de cola ocupam o topo da lista. Pois é, esse tipo de bebida está lotado de substâncias ácidas. Seu consumo em excesso tem sido apontado por alguns especialistas como a causa do crescimento espantoso do problema. Hoje, cerca de seis em cada dez pessoas sofrem de erosão dentária.

Embora a tal erosão resulte em buracos, não confunda: esse tipo de desgaste não tem nenhuma relação com as cáries, que são provocadas por bactérias. "Há cerca de 100 milhões delas nadando na nossa saliva", conta Jaime Cury. "Na presença de algum tipo de açúcar, principalmente a sacarose, elas se fixam na superfície do dente e começam a se multiplicar, formando a placa bacteriana", explica ele. Em seguida esses microorganismos passam a produzir ácidos que dissolvem os minerais. As áreas afetadas pela erosão, porém, não sofrem com as cáries. "Isso porque a perda contínua de minerais impede a formação da placa bacteriana", explica o dentista Anderson Hara, que é professor assistente do Instituto de Pesquisas de Saúde Oral da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. "No entanto, os buracos deixados pela erosão dificultam a limpeza dos dentes e isso, sim, facilita o acúmulo das bactérias causadoras de cárie", explica Jaime Cury. Contra essa lesão a saliva também tem papel importante. Ela dilui o açúcar, neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias e ajuda a repor os minerais perdidos no seu sorriso.

BANHO DE ÁCIDOS
Veja como a escova pode encher o dente de buracos


CLAREAMENTO VERSUS MANCHAS
Os agentes clareadores, como o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida, podem provocar a desmineralização dos dentes e, assim, aumentar a sua porosidade. Isso, paradoxalmente, favorece a penetração de pigmentos presentes no café, no chá, no vinho tinto, nos refrigerantes à base de cola e nos refrescos artificiais com corante. "As substâncias aplicadas hoje em dia no clareamento feito em consultório não são prejudiciais, desde que usadas corretamente", afirma o dentista carioca Mário Kruczan, que é membro da Federação Européia de Periodontia. Para manter a dentição bem clarinha depois do tratamento, evite a ingestão dos itens mencionados e de alimentos corantes, como o shoyu. Depois procure caprichar na escovação e, claro, diga adeus ao cigarro.
COPOS CHEIOS DE ACIDEZ
Veja o nosso ranking de 23 bebidas. Quanto menor o valor do pH, mais ácida ela é

• Refrigerantes à base de cola de 1,9 a 2,2
• Suco de limão de 1,7 a 3,0
• Suco de carambola de 1,9 a 2,4
• Suco de maracujá de 2,6 a 3,0
• Suco de maçã de 3,0 a 3,5
• Suco de morango de 3,0 a 3,5
• Refrig. à base de guaraná de 1,9 a 2,2
• Suco de uva de 3,0 a 3,6
• Vinhos (tintos e brancos) de 3,0 a 3,6
• Suco de laranja de 3,0 a 4,0
• Suco de acerola de 3,2 a 3,7
• Néctar de pêssego de 3,3 a 3,6
• Suco de cereja de 3,5 a 3,7
• Suco de melancia de 3,5 a 4,0
• Suco de abacaxi de 3,5 a 4,0
• Suco de pêra de 3,7 a 4,0
• Néctar de manga de 3,8 a 4,1
• Néctar de goiaba de 3,8 a 4,2
• Cervejas de 4,0 a 4,1
• Suco de tomate de 4,0 a 4,2
• Café de 4,5 a 5,0
• Iogurte de 4,5 a 5,0
• Chás de 4,8 a 5,0

FONTE: ROBERTO HERMINIO MORETTI, PROFESSOR TITULAR DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNICAMP
Milene Nery
Milene Nery
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 836
Idade : 63
Localização : Philadelphia ( EUA )
Ano que descobriu o Lúpus : 2007
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen... Empty Re: Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen...

Mensagem  Daniella Pessoni Seg 21 Set 2009, 13:07

Nossa migaaa que noticiaaaa, achei maravilhoso muita informação, obrigada por dividir conosco que Deus te abençõe muito... Viu miga como estás? Faz um tempinho q não se falamos, saudades de vc viu flor.

Bjos Dani monkey
Daniella Pessoni
Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1149
Idade : 42
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2005
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen... Empty Re: Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen...

Mensagem  Milene Nery Ter 22 Set 2009, 23:35

Oi Danni, estou por ai mesmo, trabalhando muito, me preparando pra voltar a estudar( a noite), e aproveitando pra passear fora de Philadelphia quando me dao folga... Tenho entrado na NET, realmente muito tarde... Mas ta tudo muito bem... Obrigada... bjsss
Milene Nery
Milene Nery
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 836
Idade : 63
Localização : Philadelphia ( EUA )
Ano que descobriu o Lúpus : 2007
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen... Empty MILENE

Mensagem  Regina Guimarães Qua 23 Set 2009, 13:30

Milene e suas informações primordiais!!!!
Obrigada, pelo carinho e preocupação de sempre, com todos nós.
Você sumiu mesmo, até as ligações... não some não, sinto sua falta!!!!!!!
Beijo no coração.

Regina Guimarães
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 833
Localização : Pádua - RJ
Data de inscrição : 30/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen... Empty Re: Alimente o seu sorriso... Especial p/ SSjogreen...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos